reabilitação

Em apenas um mês, mais de 100 pessoas procuraram serviços de reabilitação pós Covid-19

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Ariéli Ziegler (Divulgação prefeitura)

Falta de ar e perda de força para realizar atividades diárias são os principais problemas relatados por quem chega ao Núcleo de Atendimento Pós-Covid-19 de Santa Maria. Resultado de uma parceria entre a prefeitura e a Universidade Franciscana (UFN), o local atende pessoas que enfrentam complicações no período pós infecção da Covid-19.

Em funcionamento desde agosto deste ano, o local já realizou 117 atendimentos em apenas um mês. De acordo com relatório mais recente, a maioria dos pacientes é do gênero feminino. Os mais jovens atendidos têm entre 15 e 45 anos e a média entre os idosos é 70 anos. Atualmente, 22 pessoas estão na lista de espera dos atendimentos.

Bendito Sítio leva o amor pelo campo à mesa do consumidor

A alta procura da comunidade pelo tratamento levou a ampliação dos horários de atendimento. A partir de setembro, além do horário tradicional, de segunda à sexta-feira, das 8h ao meio-dia, o núcleo também passa a funcionar nas tardes de segunda e de quarta-feira, das 13h30 às 16h.

- A proposta é irmos ampliando gradativamente os atendimentos. Com a revitalização do local, com a alegria dos profissionais e acadêmicos envolvidos e com a satisfação dos pacientes, conseguimos ver o sucesso que é a implementação desse serviço do município - afirma Juliana Pruni, superintendente de atenção especializada em saúde da prefeitura de Santa Maria.

Pela quinta semana consecutiva, governo não emite novos avisos e alertas

Os pacientes que necessitam de atendimento pós Covid-19 devem procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ou as Estratégias Saúdes da Família (ESFs) para realizar o agendamento, e, posteriormente, serem encaminhados ao núcleo.

O núcleo está localizado na Policlínica do Rosário. O serviço de reabilitação pós Covid-19 conta com uma sala de triagem e três salas de atendimento. Professores e acadêmicos do 9º e 10º semestre de Fisioterapia da UFN são os responsáveis pelo atendimento. De acordo com o professor e fisioterapeuta João Rafael Sauzem Machado, além de atender a comunidade, o núcleo também proporciona experiência aos estudantes.

VÍDEO: em Santa Maria, mais de 6 mil pessoas estão com a segunda dose em atraso

Atendimento pós Covid-19

Quando

  • Manhã: segunda à sexta-feira, das 8h ao meio dia
  • Tarde: segunda e quarta-feira, das 13h30min às 16h

Onde

  • Agendamentos: em qualquer Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ou Estratégias Saúdes da Família (ESFs)
  • Atendimentos: Policlínica do Rosário

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Apesar da orientação do Ministério da Saúde, Santa Maria vacina adolescentes na semana que vem Anterior

Apesar da orientação do Ministério da Saúde, Santa Maria vacina adolescentes na semana que vem

Próximo

Cidade da região torna obrigatório comprovante de vacinação para eventos

Saúde